"O Caminho para o sucesso"

domingo, 29 de novembro de 2009



A estrada para o sucesso não é uma reta...



há uma curva chamada fracasso, um trevo chamado confusão,


um quebra-mola chamado amigos,


faróis de advertência chamados família e pneus furados chamados emprego.


Mas...


Se você tiver um estepe chamado determinação,


um motor chamado perseverança,


um seguro chamado FÉ


e um motorista chamado JESUS,


você chegará a um lugar chamado SUCESSO.
 
Autor desconhecido

"Minha Terra Natal"

sábado, 28 de novembro de 2009


Otacílio Costa





Só tenho boas lembranças dessa cidade,
família, amigos, infância...

História

 O município de Otacílio Costa nasceu das terras de um político que atuou desde os 16 anos na vida pública. Otacílio Vieira da Costa ergueu um galpão para pernoite e descanso dos tropeiros na estrada que ligava Lages a Curitibanos, num local que ficou conhecido como Encruzilhada. Mais tarde, a construção de um botequim, sempre pintado de branco, mudou o nome do local para Casa Branca. Com a chegada de fazendeiros e a aquisição de grandes áreas de terra, a região desenvolveu-se com rapidez. Em 1959, a localidade passou à categoria de distrito e, por proposta do vereador Dorvalino Furtado, passou a chamar-se Otacílio Costa. Foi desmembrado de Lages em 10 de maio de 1982.

Fonte:http://www.sc.gov.br/portalturismo/Default.asp?CodMunicipio=285&Pag=2


Características



Cercado por áreas de reflorestamento, o município tem na produção de papel e celulose a sua principal fonte econômica.


Data festiva - Maio (Festa Estadual do Papel) e outubro (Feira de Gado).


Principais atividades econômicas - Extração de madeira e indústria de papel e celulose.


População - 17.000 habitantes.


Colonização - Italiana, alemã, açoriana e polonesa.


Principais etnias - Italiana, alemã, açoriana e polonesa.


Localização - Planalto Serrano, na microrregião dos Campos de Lages, a 315km de Florianópolis.


Área - 924,2km2.


Clima - Mesotérmico úmido, com temperatura média de 16°C.


Altitude - 884m acima do nível do mar.


Cidades próximas - Braço do Trombudo, Agrolândia, Ponte Alta.

Eventos:

Festa Comemorativa ao Aniversário do Município, realizada no dia 10 de maio.  



Festa do Padroeiro, realizada em novembro.


Festa de São Cristóvão.


Festa Junina.


Rodeio Crioulo.


Feira do Gado.


Otacílio Rock Festival


Distâncias:



Otacílio Costa - Blumenau: 182 km  



Otacílio Costa - Chapecó: 304 km


Otacílio Costa - Cricíuma: 223 km


Otacílio Costa - Florianópolis: 223 km


Otacílio Costa - Itajaí: 209 km


Otacílio Costa - Joinville: 243 km


Otacílio Costa - Lages: 49 km

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Otac%C3%ADlio_Costa










Mensagem Fraterna

"A árvore que plantas produzirás
não somente para a tua fome,
mas para socorrer as necessidades de muitos.
A luz que acendes clareará o caminho
não apenas para os teus pés,
mas igualmente para os viajores
que seguem ao teu lado.
Vigia pois,
o teu mundo íntimo e faze o bem que puderes,
ainda hoje, porquanto,
segundo a sábia conceituação
do Apostolo Paulo `ninguém vive para si."


Fonte:http://www.levarte.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=188&Itemid=1
 
 
 

 
 

Dicas de Sites

domingo, 22 de novembro de 2009


Chico Bento, ilustração: Maurício de Sousa






Alguns sites interessantes para pesquisa:


http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular/noticias/10-sites-estudar-humanidades-490217.shtml

http://www.historiadomundo.com.br/

http://www.professordehistoria.com/

http://sitededicas.uol.com.br/

http://www.grupoescolar.com/historia/

http://jornalnacional.globo.com/

http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=703

Mostra Escolar da E.E.B. Gov. Celso Ramos

POR MOTIVO DE LEI TIVE QUE RETIRAR ALGUMAS IMAGENS....DESCULPEM!


Dia 20 de novembro uma data muito especial: Dia da Consciência Negra e a Mostra de Trabalhos realizada pelos professores e alunos, com o apoio da direção e funcionários da E.E.B. Governador Celso Ramos. Abaixo algumas fotos:


Trabalho: A Evolução dos Transportes e a Globalização da Economia
7a série A e B



7a série A e B



!4 Bis
Aluna: Ana Iracema (7a série B)


 
Homenagem ao "Dia da Consciência Negra"
Autor: Jonathan Sombrio



Professoras orientando e prestigiando o evento
Áurea, Iara, Maria Regina e eu





4a séries










Transportes e Globalização

domingo, 15 de novembro de 2009

O Avanço dos Meios de Transportes e a Globalização da Economia



Desde os primórdios, o homem para atender suas necessidades de sobrevivência, bem estar e conforto, criou diversos instrumentos.


No entanto, para encontrar alimentos, percorria longas distâncias, sendo assim, o meio de locomoção mais antigo e rudimentar era o próprio ato de caminhar.


Aos poucos a necessidade e a comodidade, aliaram-se a sua capacidade intelectual e este começou a criar diversas maneiras de transportar seus alimentos e pertences.


O primeiro meio de transporte foi o trenó, inicialmente puxado pelas próprias mãos e mais tarde com a “Revolução Agropastoril”, este passou a utilizar animais para puxar víveres e objetos.








Portanto, com a Revolução Agropastoril (3000 a. C.), o homem deu um salto em seu desenvolvimento, nesse período, no berço civilizatório da humanidade, a Mesopotâmia, cria-se a roda aliada a uso de animais domésticos, facilitando o transporte, o trabalho e o deslocamento do homem.














Estavam ali selados os rumos da humanidade, e foram estas e outras iniciativas, além do esforço de nossos antepassados que impulsionaram o mundo a um desenvolvimento extraordinário.


Na medida em que se aperfeiçoaram os transportes, as vias de acesso foram criadas e melhoradas para acesso rápido entre as cidades e ou/continentes.


No século XVIII, a Revolução Industrial, trouxe inventos que impulsionaram o aperfeiçoamento e a criação de transportes. Entre os séculos XVIII e XIX, surgiram os motores a combustão, movidos à gasolina e óleo diesel, o automóvel, a locomotiva a vapor, abrindo espaços sem precedentes e levando as pessoas a conhecer lugares distantes.


No século XXI, a globalização da economia toma conta do planeta, consequência  do avanço dos meios de transportes e também da comunicação.


Na trajetória da história da humanidade os desafios foram sendo superados com a capacidade de criar e recriar, construir e aperfeiçoar, superando as dificuldades, atendendo as necessidades, bem estar e conforto e na busca da edificação de uma sociedade perfeita.

Autoria do texto: Ana Lúcia Brandl de Medeiros





Este tema foi trabalhado durante o ano com as 7as séries da E.E.B. Governador Celso Ramos e será apresentado pelos alunos  na Mostra Escolar no dia 20 de novembro de 2009.

Os Primeiros Carros da República

Top 10: os primeiros carros da República


13/11/2009 - Fernando Pedroso
Fonte: iCarros



No domingo, 15 de novembro, serão comemorados os 120 anos da Proclamação da República. Foi no mesmo dia, em 1889, que Marechal Deodoro da Fonseca aplicou um golpe de estado e tirou o império de D. Pedro II. Depois disso, veio o governo provisório da República Velha, a Era Vargas e, finalmente, a República Nova. O ano de 1956 ficou marcado pela posse do presidente Juscelino Kubitscheck e pelo início da indústria automotiva do Brasil.

E, como quase tudo no Brasil começa em polêmica, a história do carro nacional não poderia ser diferente. E a disputa começou pelo título de primeiro modelo brasileiro: Romi Isetta ou DKW Vemaguete? A resposta poderia ser simples, já que o pequeno chegou em 5 de setembro de 1956 e a perua dois meses depois. O debate está justamente em considerar o Romi Isetta um carro, ou não, uma vez que tem apenas uma porta. Para não dar mais pano para manga, vamos incluir o compacto na lista dos dez primeiros automóveis que inauguraram a indústria automotiva nacional.



1956 – Romi Isetta

Digamos que o Romi Isetta foi o primeiro carro brasileiro. Ele era fabricado em Santa Bárbara do Oeste, interior de São Paulo. Com apenas uma porta, na frente do veículo, que se abria levando a coluna de direção, o carrinho teve sua linha de produção transferida para o Brasil depois que sua fabricação foi encerrada na Itália nas mãos da Iso-Automoveicoli. Depois disso, a BMW assumiu a marca e a mantém até hoje. Vira e mexe temos a especulação sobre a volta da Romi-Isetta.




1956 – DKW Vemaguete

O então presidente Juscelino Kubitscheck inaugurou em São Paulo a fábrica da DKW, sigla para Das kleine Wunder (a pequena maravilha) que, em parceria com a Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S/A), começou a fabricar no Brasil a perua Vemaguete. Ela vinha com motor de dois tempos, três cilindros de 900 cm³ e 38 cv de potência. A perua ainda teve as versões simplificadas Pracinha e Caiçara.





1957 – Volkswagen Kombi

Embora já fosse montada em regime de CKD junto ao Fusca, a Kombi inaugurou a fábrica de São Bernardo do Campo da Volkswagen do Brasil em 1957. A ‘Velha Senhora’ deu tão certo no mercado brasileiro, que existe até hoje, já com motor refrigerado a água de 1,4 litro flex. No espírito, porém, pouca coisa mudou, caso do propulsor traseiro, da capacidade para até nove pessoas ou uma tonelada de carga e do formato que ganhou o apelido de ‘Pão de Forma’.





1957 – Ford F100

Aproveitando a mecânica e a cabine do caminhão F600, que já era montado da fábrica da Ford no bairro do Ipiranga, em São Paulo, o Ford F100 foi o primeiro carro Ford feito no Brasil. O propulsor era um V8 de 4,5 litros que rendia 167 cv de potência. A picape, que chegou a ter até versão de cabine dupla – sendo a porta traseira apenas no lado direito e com abertura contrária -, deu lugar para a F1000 em 1979.






1957 – Jeep Willys

Você já deve tê-lo visto várias vezes, principalmente em trilhas. O velho Jeep ainda sobrevive aos montes e carrega uma legião de fãs. Ele foi o primeiro veículo da Willys-Overland a ser nacionalizado com motores de quatro e seis cilindros. Em 1968, quando a fabricante mudou de mãos, o modelo continuou a ser produzido como Jeep Ford até 1983.




1958 – Chevrolet ‘Brasil’ 3100

É o típico caso de veículo que ficou conhecido mais pelo apelido que pelo nome verdadeiro. E foi por Chevrolet Brasil que a caminhonete 3100 sempre foi chamada por aqui, graças ao mapa do nosso País emoldurado pela gravata da marca norte americana. Ela veio para ser a grande rival da Ford F100 e contra-atacava com um motor de seis cilindros em linha de 142 cv. Deixou o mercado em 1964 com a chegada da C-14.





1958 – Rural Willys

Alguns o chamam de ‘o primeira SUV nacional’, mas trata-se de uma configuração de luxo do Jeep. A Rural foi vendida em versões para passageiro e picape com praticamente a mesma mecânica do ‘primo’. Também continuou em linha nas mãos da Ford até 1983. Sob o domínio da fabricante norteamericana, a versão de carga passou a ser chamada de F75.





1959 – Volkswagen Fusca

A história do Fusca deveria ser contada à parte, mas resumidamente, foi um dos carros mais importantes do Brasil. Assim como a Kombi, foi montado em CKD no início dos anos 50 e virou nacional em 1959. Até 1986, quando saiu de linha na primeira vez, povoou muitas garagens e foi o carro mais vendido no País até a marca ser batida pelo Gol, também da Volkswagen. O besouro ainda teve uma sobrevida em 1993, em um projeto do então presidente Itamar Franco, mas saiu de linha definitivamente três anos depois.




1959 – Simca Chambord

‘Meu pai comprou um carro e ele se chama Simca Chambord’, cantava Marcelo Nova, vocalista da banda Camisa de Vênus. Ele falava do primeiro carro nacional de luxo, que logo ganhou o apelido de Maestro (um conserto em cada esquina). Sua fragilidade mecânica era combinada com a falta de potência do V8 de 2,3 litros e 84 cv. Saiu de linha em 1967 depois que a Simca foi comprada pela Chrysler.





1960 – Aero Willys


Na sequência do Simca Chambord, chegou seu maior concorrente na época, o Aero Willys. O motor era o mesmo seis cilindros do Jeep com 2,6 litros e 90 cv. Um novo coletor de admissão elevou a potência a 110 cv quatro anos depois. Ao longo dos anos, o carro teve algumas versões de luxo e outras motorizações, mas foi deixado de lado em 1971 quando a Ford, nova dona da Willys, investiu na chegada do Galaxie.



"Escola Celso Ramos: 80 Anos nos Trilhos da História"

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos este ano completou  80 anos,no dia 14 de fevereiro.


Nossa amada escola entrou nos trilhos da História no ano de 1929, na época fundada com o nome de Escola Paroquial São José, com a ajuda da comunidade, diretores, professores, funcionários e de diversos segmentos da sociedade, hoje está estruturada para receber mais de mil e quinhentos alunos.


A escola possui sala de informática, sala de vídeo, um arsenal de DVDs e fitas VHS educativos, biblioteca, Laboratório de Ciências, Sala de Leitura, Sala de Projetor Data Show, Sala do Lego etc.


Com tantas histórias e estórias, não poderíamos deixar passar em branco e no dia 20 de novembro, o auge da comemoração será a Mostra Escolar, o evento será aberto a toda comunidade. Neste evento serão apresentados diversos trabalhos dos alunos realizados durante o ano letivo.


Participe, você também é nosso convidado!


Professora Ana Lúcia Brandl de Medeiros





EEB Gov. Celso Ramos






EEB Gov. Celso Ramos



Imagem: Adalberto Day
Faixada da Escola antes da reforma...






Imagem: William Xavier
 (aluno da 7a série C)




Sala de Informática

"DIA 20 DE NOVEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA"

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"DIA 20 DE NOVEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA"



Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Fonte: www.suapesquisa.com












O Menino de PIjama Listrado

domingo, 8 de novembro de 2009




SINOPSE




Bruno, de oito anos de idade, é o filho protegido de um oficial nazista cuja promoção leva toda família a trocar Berlim por uma área desolada. Entediado, o menino ignora as recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a "fazenda" que viu a distância. Lá encontra Shmuel, um menino da sua idade que vive uma existência paralela e diferente do outro lado da cerca de arame farpado de um campo de concentração.O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.





Fonte:uol

Sei lá... a vida tem sempre razão

Sei lá... a vida tem sempre razão


Toquinho
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes


Imagem:eagorabaze.blogspot.com/

Tem dias que eu fico pensando na vida


E sinceramente não vejo saída.


Como é, por exemplo, que dá pra entender:


A gente mal nasce, começa a morrer.






Depois da chegada vem sempre a partida,


Porque não há nada sem separação.


Sei lá, sei lá, a vida é uma grande ilusão.


Sei lá, sei lá, só sei que ela está com a razão.






A gente nem sabe que males se apronta.


Fazendo de conta, fingindo esquecer


Que nada renasce antes que se acabe,


E o sol que desponta tem que anoitecer.






De nada adianta ficar-se de fora.


A hora do sim é o descuido do não.


Sei lá, sei lá, só sei que é preciso paixão.


Sei lá, sei lá, a vida tem sempre razão.









Fonte:http://letras.terra.com.br/toquinho/87372/