Zilda Arns: Nossa Heroína

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010




Para quem não conheceu Zilda Arns, catarinense ilustre, aqui está um pouquinho da sua trajetória histórica, que através de seu amor incondicional modificou muito a vida de milhares de pessoas.


Médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Nasceu no dia 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, Sul do Brasil. Filha de Gabriel Arns e Helena Steiner Arns. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo emérito de São Paulo. Viúva (1978), é mãe de cinco filhos: Rubens (Médico Veterinário), Nelson (Médico), Heloísa (Psicóloga), Rogério (Administrador de Empresas) e Silvia (Administradora de Empresas). Para chegar até a indicação ao Prêmio Nobel, Zilda Arns percorreu um longo e dedicado caminho. Sua formação começa em Forquilhinha, SC e em 1959 termina o curso de Medicina, em Curitiba. Parte então, para suas especializações, que envolvem desde a Educação Física, a cursos de Pediatria Social, encaminhado-se então a outros cursos de aperfeiçoamento. Começa sua vida profissional como Médica Pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta -Curitiba/PR - 1955 a 1964 e em 1983 é a Fundadora e Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, até a presente data. Suas participações em eventos internacionais são diversas, da Angola a Indonésia, Estados Unidos e Europa, Zilda Arns representa a Pastoral, palestra, acompanha Comitivas Brasileiras a outros países e leva a Pastoral da Criança para o mundo. Participa ainda de outros tantos eventos Latino Americanos, principalmente apresentando e divulgando o trabalho da Pastoral da Criança. Sua participação em eventos nacionais é praticamente incontável, desde 1994 são aproximadamente 27 eventos ligados à Pastoral da Criança e ainda inúmeros outros pela Pediatria. Tanta dedicação tem seu reconhecimento. Desde 1978, são diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária. E da mesma forma, a Pastoral da Criança já recebeu diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo feito desde a sua fundação.
Fonte: http://www.e-biografias.net/biografias/zilda_arns.php







"Zilda Arns, mulher, mãe, avó e uma grande amiga que deixa um legado de amor, fé, paz e esperança. Exemplo de dedicação, fraternidade e solidariedade. Minha  singela homenagem a Zilda Arns que lutou pelos desamparados."
Ana Lúcia Brandl




1 comentários:

Adalberto Day disse...

Ana
A morte de Dona Zilda Arns, mulher, mãe, avó, tudo de bom. Deixa um legado de honradez, de ética, moral e, sobretudo de amor ao próximo. Uma cidadã do mundo, agora do universo, nunca morrerá, sempre estará brilhando entre nós.
Seus ensinamentos, sua bondade, sua persistência em causas sociais, serão sempre um alerta a todos nós, que muitas vezes só nos unimos em meio há uma tragédia.
Dona Zilda, morreu justamente em uma tragédia dentro já de um caos estabelecido. Sua morte foi realizando e mostrando ao mundo seu valoroso trabalho que será eterno. Descanse em paz “Grande guerreira”.
Parabéns pela sua postagem
Adalberto Day Cientista social e pesquisador da história.