"Minha Terra Natal"

sábado, 28 de novembro de 2009


Otacílio Costa





Só tenho boas lembranças dessa cidade,
família, amigos, infância...

História

 O município de Otacílio Costa nasceu das terras de um político que atuou desde os 16 anos na vida pública. Otacílio Vieira da Costa ergueu um galpão para pernoite e descanso dos tropeiros na estrada que ligava Lages a Curitibanos, num local que ficou conhecido como Encruzilhada. Mais tarde, a construção de um botequim, sempre pintado de branco, mudou o nome do local para Casa Branca. Com a chegada de fazendeiros e a aquisição de grandes áreas de terra, a região desenvolveu-se com rapidez. Em 1959, a localidade passou à categoria de distrito e, por proposta do vereador Dorvalino Furtado, passou a chamar-se Otacílio Costa. Foi desmembrado de Lages em 10 de maio de 1982.

Fonte:http://www.sc.gov.br/portalturismo/Default.asp?CodMunicipio=285&Pag=2


Características



Cercado por áreas de reflorestamento, o município tem na produção de papel e celulose a sua principal fonte econômica.


Data festiva - Maio (Festa Estadual do Papel) e outubro (Feira de Gado).


Principais atividades econômicas - Extração de madeira e indústria de papel e celulose.


População - 17.000 habitantes.


Colonização - Italiana, alemã, açoriana e polonesa.


Principais etnias - Italiana, alemã, açoriana e polonesa.


Localização - Planalto Serrano, na microrregião dos Campos de Lages, a 315km de Florianópolis.


Área - 924,2km2.


Clima - Mesotérmico úmido, com temperatura média de 16°C.


Altitude - 884m acima do nível do mar.


Cidades próximas - Braço do Trombudo, Agrolândia, Ponte Alta.

Eventos:

Festa Comemorativa ao Aniversário do Município, realizada no dia 10 de maio.  



Festa do Padroeiro, realizada em novembro.


Festa de São Cristóvão.


Festa Junina.


Rodeio Crioulo.


Feira do Gado.


Otacílio Rock Festival


Distâncias:



Otacílio Costa - Blumenau: 182 km  



Otacílio Costa - Chapecó: 304 km


Otacílio Costa - Cricíuma: 223 km


Otacílio Costa - Florianópolis: 223 km


Otacílio Costa - Itajaí: 209 km


Otacílio Costa - Joinville: 243 km


Otacílio Costa - Lages: 49 km

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Otac%C3%ADlio_Costa










4 comentários:

Anônimo disse...

TAMBEM AMO ESTA CIDADE,JÁ SAÍ MUITAS VEZES DE LÁ.MORO ATUALMENTE EM JOINVILLE,MAS UM DIA VOLTAREI PARA LÁ.ASS:MARCOS ALBERI DE BARROS

Anônimo disse...

sou natural de otacilio cósta naci na vila pinheiros. sou filho de lauro figueiredo e de rosalina soares figueiredo. me chamo. geraldo magela figueiredo. minha falecida mãe deu aula no Elza Deek.

Anônimo disse...

Morei lá quando peqna.faz 18 anos que sai de lá.sempre passo férias e feriados por ai.meu marido tbem é de lá somos da familia Barros.Ai que saudade!!!! Valdirene Barros

Gilson Valente disse...

Sou cria de otacílio e como minha mãe diz, bebi água do canoas, sempre voltarei. Sou grato a esta cidade e a esse povo, pois tenho muitas estorias pra contatar. As vezes sou taxado de mentiroso, porque conto oque realmente vivemos na infância e juventude. Pouco me importo, tenho muito orgulho de minhas raízes, da minha família "Valente". Arrastarei por onde for minha tradição. Sou queixo duro, outras culturas não me moldaram.