Transportes e Globalização

domingo, 15 de novembro de 2009

O Avanço dos Meios de Transportes e a Globalização da Economia



Desde os primórdios, o homem para atender suas necessidades de sobrevivência, bem estar e conforto, criou diversos instrumentos.


No entanto, para encontrar alimentos, percorria longas distâncias, sendo assim, o meio de locomoção mais antigo e rudimentar era o próprio ato de caminhar.


Aos poucos a necessidade e a comodidade, aliaram-se a sua capacidade intelectual e este começou a criar diversas maneiras de transportar seus alimentos e pertences.


O primeiro meio de transporte foi o trenó, inicialmente puxado pelas próprias mãos e mais tarde com a “Revolução Agropastoril”, este passou a utilizar animais para puxar víveres e objetos.








Portanto, com a Revolução Agropastoril (3000 a. C.), o homem deu um salto em seu desenvolvimento, nesse período, no berço civilizatório da humanidade, a Mesopotâmia, cria-se a roda aliada a uso de animais domésticos, facilitando o transporte, o trabalho e o deslocamento do homem.














Estavam ali selados os rumos da humanidade, e foram estas e outras iniciativas, além do esforço de nossos antepassados que impulsionaram o mundo a um desenvolvimento extraordinário.


Na medida em que se aperfeiçoaram os transportes, as vias de acesso foram criadas e melhoradas para acesso rápido entre as cidades e ou/continentes.


No século XVIII, a Revolução Industrial, trouxe inventos que impulsionaram o aperfeiçoamento e a criação de transportes. Entre os séculos XVIII e XIX, surgiram os motores a combustão, movidos à gasolina e óleo diesel, o automóvel, a locomotiva a vapor, abrindo espaços sem precedentes e levando as pessoas a conhecer lugares distantes.


No século XXI, a globalização da economia toma conta do planeta, consequência  do avanço dos meios de transportes e também da comunicação.


Na trajetória da história da humanidade os desafios foram sendo superados com a capacidade de criar e recriar, construir e aperfeiçoar, superando as dificuldades, atendendo as necessidades, bem estar e conforto e na busca da edificação de uma sociedade perfeita.

Autoria do texto: Ana Lúcia Brandl de Medeiros





Este tema foi trabalhado durante o ano com as 7as séries da E.E.B. Governador Celso Ramos e será apresentado pelos alunos  na Mostra Escolar no dia 20 de novembro de 2009.

2 comentários:

Adalberto Day disse...

Professora Ana
Parabéns pelos dois trabalhos na feira de Mostra da E.E.B.Governador Celso ramos no dia 20, sobre transpostes e concientizaçãoNegra. Sua postagem também muito bem elaborada, nos remete aos primordios da humanidade como você cita.
Abraços
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

wangrison disse...

Ana Lúcia
parabéns pelo seu trabalho, olha ficou ótimo eu estava procurando saber mais um pouco sobre o assunto e encontrei informações uteis e claras no seu trabalho.
fica aqui meus elogios e agradecimentos.